sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

EM NOME DA VERDADE HISTÓRICA - II - A REALIDADE

Omitam a História, mas não a deturpem, como fizeram aqui:

"A idéia inicial da implantação do Curso de Enfermagem em Sobral, surgiu da imaginação de um padre e pesquisador, Francisco Sadoc de Araújo, que ao fazer um levantamento histórico da genealogia das famílias de Sobral, encontrou incontáveis casos de homens que haviam-se casado por duas, três e, até quatro vezes. Diante desta constatação, resolveu entrevistar alguns deles sobre o porquê de tantos casamentos. Como resposta obteve que as mulheres morriam em sua maioria, de parto. Observando mais a situação pôde constatar que o problema estava na falta de conhecimento técnico-científico e na deficiência de habilidades das pessoas que cuidavam dessas mulheres, as chamadas parteiras leigas. Isto posto, o Pe. Sadoc, então Reitor da Fundação Universidade Vale do Acaraú pensou muito longe e, delineou uma minuta criando a Faculdade de Obstetrícia de Sobral que a 03 de junho de 1971..."

http://www.educaedu-brasil.com/graduacao-em-enfermagem-carreiras-universitarias-19596.html

Isto é uma inverdade. A verdadeira história não só da idéia como de toda a obra da criação da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Sobral é, de fato, fruto do esforço do Padre Francisco Sadoc.
Mas é uma supina mentira que tenha surgido de pesquisas do Padre Sadoc, que "ao fazer um levantamento histórico da genealogia das famílias de Sobral, encontrou incontáveis casos de homens que haviam-se casado por duas, três e, até quatro vezes".
A História não pode ser inventada. Ou contem a verdade, ou a omitam!
O documento básico que serviu de argumento decisivo para a Criação da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Sobral foi redigido por este escrevinhador (eu mesmo) que, na época era ajudante de servente. Seu título é "NECESSIDADE E CONVENIÊNCIA DA FACULDADE DE OBSTETRÍCIA DE SOBRAL".
Infelizmente no tempo não havia computador. Portanto, não tenho o texto arquivado.
Hoje, este documento encontra-se "extraviado", incinerado, ou mais provavelmente oculto na papelada de todo o processo de criação, aprovação pelo Conselho Estadual de Educação e Reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação.
Pobre História essa do nosso país. Em vez de se basear em documentos autênticos, o que vale para os "historiadores" é o que qualquer pessoa diz. Principalmente pessoas que têm interesse em esconder a verdade.

Raimundo Nonato Albuquerque Silveira
(Ajudante do Padre Sadoc e primeiro diretor da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Sobral durante onze anos).

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.